quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pai e filhos


Cultivo o hábito, desde quando meus filhos eram pequenos, de reunir a família ao menos uma vez por dia, geralmente na hora do jantar, para botar a conversa em dia.

Atualmente está mais difícil, os filhos são adultos, Clarice não mora mais conosco, mas o hábito se enraizou e, sempre que possível, nos reunimos em torno de uma mesa.

O Akira é o mais prejudicado porque, devido ao trabalho, raramente consegue estar presente nesses momentos. mas o afeto tem seus signos, vale a pena tentar decodificá-los e criar pontes como, por exemplo, o pai que servia de motorista para os filhos e seus amigos durante toda a infância e adolescência e que ainda hoje, após um dia exaustivo, vai buscar na estação de trem o filho que volta do trabalho. Que ajudou a fazer a mudança da filha, mesmo com o coração dilacerado pela falta que dela iria sentir. Que cria poemas e posta no blog, onde expõe todo o sentimento por eles.

Clarice é desavergonhada, abraça e beija o pai, pede colo e assim tudo se resolve.. já com o André a relação é silenciosa, cheia de sentimentos não expostos, apenas supostos.

Hoje, almoçando com o André, surgiu o assunto família e ele falou do pai de um jeito que me comoveu às lágrimas – não conseguirei reproduzir na íntegra a nossa conversa, nem é o caso.  Disse-me que o admira, o respeita, segue seu exemplo e sabe que o sentimento é recíproco, que o pai o admira também por ter, entre outras coisas, conquistado vitórias importantes na vida e que o pai, de alguma maneira sabe, que pode contar com ele quando precisar.

Acho que são os tais signos sendo decodificados, a ponte sendo construída.. silenciosamente..

4 comentários:

  1. Sueli,

    Parabéns pela linda família que brotou desta linda relação de amor entre você e o Akira.
    Eu acredito que amores verdadeiros dispensam palavras, existem caminhos secretos onde transitam intensamente sentimentos enormes que nada pode abalar.
    Você merece tudo que tem de melhor e verdadeiro.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naomi,

      Somos uma família que quer manter os laços afetivos, nem sempre é fácil, ao contrário, é um exercício constante, mas confesso que me encanta a percepção de que nossas atitudes encontam eco nos corações dos entes queridos.

      Obrigada pela visita e por suas palavras sempre carinhosas.

      um forte abraço

      Excluir
  2. ia fazer mais um comentário cobrando nosso almoço, mas deixei pra lá :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha.. mas vc desperdiça nossos encontros e vai embora rápido demais, me troca por uma carona

      Excluir