sábado, 19 de novembro de 2011

Borboletas e mariposas



Reza a lenda japonesa que quando uma borboleta ou mariposa pousa em nossa casa é prenúncio da morte de alguém conhecido. 
Procuro conduzir minha vida sem dar importância a crendices, mas no domingo passado uma mariposa gigante passou a tarde toda pousada na parede da minha garagem e, coincidência ou não, anteontem morreu Raberuan.     
Como que para não deixar dúvidas, hoje às 4 horas da manhã quando estava dormindo tentando me recuperar da tristeza que foi o seu enterro, recebi a notícia do falecimento de uma tia que há muito estava em coma.

Não sei se esses seres alados são de fato arautos de mortes, mas eu, que gosto tanto de borboletas, torço para que minha amiga Fátima Bugolin esteja certa quando diz que elas trazem sempre muita sorte e alegria.

E quanto às notícias tristes, que venham a nós através dos costumeiros telefonemas e emails.. Prefiro os emails, pois podemos de vez em quando evita-los, não abrindo, dando perdido, fazendo de conta que não existem, criando a ilusão de que os entes queridos são eternos.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Mães, desmintam-me se forem capazes

Quando os filhos saem da nossa casa para cuidar de suas próprias vidas, nos angustiamos por não saber se conseguirão sobreviver sem a nossa assistência (para mim, alimentação é o item mais preocupante).

Mas pasmem, eles conseguem!!

Nossa angústia aumenta porque não temos mais função na vida dos nossos rebentos.

De posse dessa informação as criaturas passam a nos chantagear: - “Mãe, vou te visitar. Prepara aquela comida que só você sabe fazer?”

Alívio total. Saímos feito loucas a comprar os ingredientes para preparar a iguaria, sendo irrelevante se o objeto de desejo é um simples pudim de pão ou um sofisticado udon com shiitake acompanhado de sushi que eles comem com tanto prazer que vamos às lágrimas.

Chegada a hora de ir embora, lá se vão alimentados e felizes e ainda por cima levando marmitas com feijão e arroz fresquinhos, bife temperado e o que mais puder ser armazenado na geladeira e no freezer.

Quanto a nós, só nos resta aguardar ansiosamente pelo anúncio da próxima visita.