quinta-feira, 20 de novembro de 2014

O teste da credibilidade






Ontem fui às lojas comprar uma roupa para ir a um casório. Depois de muito andar, finalmente encontrei e comprei uma que me agradou. Ao sair do estabelecimento, escutei um apito que sinaliza quando alguém sai sem pagar. Como obviamente não era comigo, havia pago a mercadoria, saí tranquilamente sem ser incomodada.

Faltando adquirir adereços, entrei numa butique e o danado do apito tocou novamente e novamente saí e novamente passei ilesa pelos seguranças.

Entrei numa terceira loja e o fato se repetiu, já tinha virado rotina, nem me abalei e fui embora, pois estava muito cansada e só queria chegar em casa.

Ao chegar e mostrar a aquisição para a Clarice, eis que encontro o dedo duro fixado na roupa, tentei tirar e não consegui.

Moral da estória: tenho que voltar ao magazine para que retirem o monstrengo.
Será que minha credibilidade ficará abalada?






quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Oficina de Dança Criativa




Entre agosto e setembro de 2014 desenvolvi, pela Oficina Cultural Luiz Gonzaga, a oficina de Dança Criativa na EE D. Pedro I de São Miguel Paulista.

A proposta inicial previa a realização da oficina com os professores da EE D. Pedro, mas acatando a sugestão da coordenadora pedagógica da escola, sob a justificativa de que a adesão dos professores a iniciativas dessa natureza costuma ser baixa, optei por atender aos alunos do ensino médio noturno.

Para não prejudicar a rotina de aulas dos alunos, também foi sugerido  que atendêssemos uma classe diferente a cada encontro acompanhada pelo respectivo professor que poderia ser sensibilizado indiretamente.

Assim combinado, realizamos 8 encontros no formato de workshops.
A experiência foi bem interessante, pois me deu a oportunidade de conhecer diversas turmas e as suas respostas ao nosso trabalho.

As dificuldades:
ü  Horário (19 às 21 horas) – A metodologia consistiu em abrir cada encontro com uma roda de conversa e atividades de integração para deixar os participantes mais à vontade e colaborativos. Ocorre que há alunos que trabalham e costumam entrar na segunda hora e que mesmo sendo convidados a participar, se recusavam e, aqueles que aceitavam, encontravam dificuldades. Convidados então a assistir, deixavam os demais constrangidos, o que é compreensível em se tratando de adolescentes.
ü  O fato de cada classe participar de apenas um encontro, não permitiu o aprofundamento da atividade.

Pontos positivos:
ü  Divulgação das nossas propostas para os alunos e professores.
ü  A boa aceitação da atividade pela grande maioria.
ü  Durante o processo realizamos um encontro com os professores e a receptividade foi bastante animadora para futuras interferências.


No último dia passei nas salas para que os alunos respondessem a um pequeno questionário com as suas impressões. 

Eis o resultado:
Avaliação pelos participantes, alunos do primeiro e segundo ano do Ensino Médio do período noturno. Faixa etária: 14 a 18 anos


Gosta de arte (dança, teatro, cinema, música, etc)?

SIM (51)       NÃO (01)

QUAL?
(a maioria escolheu mais de uma opção)
MÚSICA (39) CINEMA (26) DANÇA (12)  TEATRO (12)
GRAFITE (01)          DESENHO (01)        ANIMAÇÃO (01)

POR QUÊ?

SIM

ü  Cinema - Por ser um mundo mágico, onde tudo acontece.
ü  Cinema - É legal.
ü  Música, dança - Porque move minha vida.
ü  Todas - Porque é o que torna minha vida mais bonita.
ü  Cinema, música - Porque me distrai e é divertido
ü  Porque gosto
ü  Eu assisto muito filme e escuto muita música.
ü  Me faz refletir (música)
ü  Grafite - Sou bom em desenho.
ü  Teatro, música e cinema - Porque eu me identifico com essas super artes.
ü  Teatro - Porque eu me identifico e acho interessante.
ü  Porque sou músico
ü  Música - Porque é legal.
ü  Porque música faz sentir na alma coisas boas, lembranças
ü  Eu acho legal as músicas e as batidas (funk)
ü  Música - Pra mim é a melhor forma de se expressar.
ü  Amo filme, séries, me fazem bem, me distrai
ü  Gosto principalmente de cinema porque me identifico.
ü  Música, cinema - Porque faz meu tempo passar mais rápido e eu curto.
ü  Gosto de funk, samba, pagode e sertanejo, cinema, filme de ação porque música é bom pra mim distrair e cinema com a namorada é tudo de bom.
ü  Música, cinema - Porque é arte.
ü  Cinema, música, dança - Trazem atos do nosso dia a dia que passamos a conviver.
ü  Desenho, cinema, música - Forma de entretenimento.
ü  Teatro, música, dança, cinema, animação, etc. – Pois é uma ótima forma de demonstrar meus sentimentos.
ü  Dança, teatro, música, cinema – Porque eu me identifico com elas.
ü  Dança – Porque é muito estimulante.
ü  Música e dança – Porque são formas de se expressar.
ü  Dança, música e etc. – Me distraio e é divertido.
ü  A dança transmite algo profundo e a música também como palavras não podem dizer.
ü  Dança, teatro e cinema – Pois acho legal.
ü  Dança – legal, distrai.
ü  Música, cinema, dança – Porque é uma boa forma de lazer.
ü  Cinema, música – Porque eu gosto.
ü  Cinema, música – Porque me fascina.
ü  Gosto muito de filmes e de música.
ü  Cinema – Por ser divertido.
ü  A música passa o que nem todas as palavras dizem.
ü  Todas as áreas citadas acima – Porque é uma forma de expressão incrível.
ü   Funk – Por causa do estilo e das batidas.
ü  Música – Porque me distrai, fala dos meus sentimentos.
ü  Todos – Porque um é ligado ao outro e porque a música me liberta.
ü  Música – sou cantor.
ü  Funk – Porque sempre me chamou a atenção, me incentivou.
ü  Música – Por prestar atenção nas letras.
ü  Teatro, música – Me interessam bastante.
ü  Teatro – Eu gosto.
ü  Teatro, cinema e música – Porque chama minha atenção e ocupa meu tempo.
ü  Cinema, música e teatro – São ótimas opções para se entreter.
ü  Cinema, teatro e música – o estilo é legal.

NÃO

ü  Porque sim
 



O que costuma fazer nas horas vagas?

ü  Descansar
ü  Ler
ü  Dormir
ü  Ler
ü  Assistir TV
ü  Praticar esportes, ouvir música e viajar.
ü  Jogar videogame e beijar.
ü  Jogar futebol e ajudar minha mãe.
ü  Videogame
ü  Vejo desenhos e jogo jogos online
ü  Ouvir música
ü  Ler livro de aventuras
ü  Assistir desenhos e mexer no celular
ü  Jogar, mexer no computador e estudar (violão)
ü  Ficar no computador, deitada, etc.
ü   Jogar tênis, jogar videogame, andar de bicicleta.
ü  Ir na casa da minha namorada, jogar game
ü  Andar de skate e ouvir música (Rap)
ü  Sair, ver filmes, séries, me divertir.
ü  Eu durmo
ü  Jogar e escutar música
ü  Jogar futebol e sair pra baile funk
ü  Namorar e dançar
ü  Escutar música ou falar com os amigos
ü  Mexo no computador, jogar e ouvir música.
ü  Ler, dormir e assistir séries de TV
ü  Ouço música e assisto televisão
ü  Andar de skate
ü  Ouvir Rap e andar de skate
ü  Jogar futebol ou computador
ü  Cantar e ouvir música
ü  Ler
ü  Jogar bola
ü  Andar de skate
ü  Nada e as vezes namoro
ü  Vídeo game
ü  Jogar bola e mexer no PC
ü  Computador
ü  Escutar música
ü  Ouvir música, pesquisar coreografias, ler
ü  Trabalhar e dormir
ü  Gosto de fazer algumas coisas artesanais, flores
ü  Ouvir música, dançar e ler
ü  Cantar
ü  Canto quando quero e me divirto
ü  Dormir, ouvir música e mexer no PC
ü  Jogar vídeo game
ü  Jogar bola
ü  Ficar no computador ou sair com os amigos
ü  Dormir, sair com meus familiares e minha namorada
ü  Ir ao cinema e ao teatro



O que achou da atividade?

Explique por quê

ÓTIMA (24)

ü  É muito estimulante.
ü  A professora conseguiu mais do que fazer nossa sala dançar, ela conseguiu unir mais a sala.
ü  Foi descontraída e interessante.
ü  A dança é legal e inventar passos mais ainda. Muito divertido.
ü  Foi uma aula interessante e legal.
ü  Foi divertido.
ü  Foi uma aula bem interativa, era uma atividade diferente.
ü  Gostei da atividade.
ü  Eu gostei da interatividade.
ü  Gosto da matéria.
ü  Foi divertido.
ü  Foi diferenciada e fugiu um pouco do cotidiano.
ü  Além de ter quebrado a rotina fez com que o grupo da sala se divertisse.
ü  A gente se conheceu melhor, se soltou mais e descontraiu.
ü  Fez com que a sala se unisse, porque não é todo dia que um professor faz isso.
ü  Porque a turma toda interagiu.
ü  Distrai.
ü  Foi uma coisa nova e diferenciada.
ü  Tive mais proximidade de outros colegas.
ü  Diferenciou de todas as outras atividades.
ü  Foi ótimo, pois uma outra forma de ver e praticar aula.
ü  Saiu da rotina de ficar só na sala de aula.
ü  Foi ótima para “abrir os olhos” de algumas pessoas para novas atividades ou até novos estilos de vida.
ü  Porque descontraiu a sala.

BOA (23)

ü  Foi divertido.
ü  Porque não houve estresse.
ü  Fez a sala se reunir e se conhecer melhor.
ü  Foi uma coisa diferente e legal.
ü  É fácil e dá gosto de fazer
ü  É bom aprender conteúdos novos
ü  Alguns alunos não participaram da aula, porém a aula foi muito boa.
ü  Porque a sala toda participou.
ü  Porque eu consegui falar um pouco sobre mim.
ü  Ela foi diferente, divertida, descontraída e fez a sala toda se juntar.
ü  É uma boa forma de conhecer melhor a arte.
ü  Eu gostei de interagir com a atividade.
ü  Envolveu as pessoas, as aproximou, fez com que se conhecessem mais e fazer novas amizades.
ü  Mexe com os intelectos das pessoas e acabamos contando um pouco da nossa vida particular.
ü  É legal se distrair e se divertir de vez em quando.
ü  Porque interagimos e dançamos.
ü  Pois, aprendemos coisas em que nem demos muita importância onde estimula o raciocínio e o psicológico.
ü  Houve interação de grande parte da turma, porém teve a participação de todos.
ü  Pois foi diferente do normal.
ü  É uma boa forma de conhecer cada um de nós.
ü  Porque foi uma atividade diferente da rotina e um estímulo ao exercício.

REGULAR (05)

ü  Divertida, porém não faz minha personalidade
ü  Não gosto de dançar
ü  Eu não gosto de dançar e também não gosto de falar, eu sou tímido
ü  Não sei
ü  Porque não gosto de participar muito disso na escola.
         
RUIM (00)
         


Gostaria de participar novamente?

Justifique

SIM (41)
         
ü  Porque gostei
ü  A aula me deixou calmo
ü  Sim, pois a sala pode se reunir novamente.
ü  Porque é fácil e animada.
ü  Foi uma atividade boa.
ü  Para aprendermos mais sobre dança e passarmos mais tempo juntos se divertindo.
ü  Sim porque gostei.
ü  Pois gosto do modo de trabalhar desta professora.
ü  Porque é diferente, sai um pouco da rotina, é divertido e a sala para de se dividir em grupinhos e viram todos um só.
ü  Gostei das aulas dadas.
ü  Eu achei legal distrair um pouco na semana.
ü  Sim, pois é interessante.
ü  Porque nós interagimos e nos divertimos.
ü  Ter mais o conhecimento específico, mais das atividades (teatro, dança, música, etc.) que estimula à querer aprender mais como da ultima aula, aplicada.
ü  Pra não ficar em aula.
ü  Pois foi algo divertido.
ü  Gostei das atividades de dança e foi engraçado dançar com todo mundo.
ü  Pois é uma aula muito estimulante.
ü  É uma aula desestressante e nós não podemos ficar stressados.
ü  Ótima aula.
ü  Porque ter uma aula diferenciada é importante.
ü  Pois é uma atividade interessante.
ü  Achei interessante e legal J
ü  É uma forma de manter a cabeça no lugar, distrair um pouco.
ü  Porque é uma atividade bem diferenciada.
ü  Porque é bom.
ü  Porque foi uma aula diferenciada e é chato viver na rotina.
ü  A arte é essencial na vida de qualquer pessoa e a escola é um local onde se pode trabalhar isso.
ü  Porque eu gostei muito de ter participado.
ü  Pois me cativou.
ü  Porque foi legal.
ü  Porque quero aprender novas coisas, novos estilos.
ü  Para conhece-los mais.
ü  Sempre bom ser diferente.
ü  Foi legal, se eu participaria seria uma grande.
ü  Porque ajunta a sala toda e porque sai daquela rotina só na sala escrevendo.
ü  Em horas vagas seria uma ótima opção para sair da rotina semanal.
ü  Porque gostei da primeira.

NÃO (03)

ü  Não faz minha personalidade
ü  Porque é em horário de aula e acaba atrapalhando
ü  Não tive oportunidade de participar da primeira vez

EM BRANCO (08)