quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Pai e filhos


Cultivo o hábito, desde quando meus filhos eram pequenos, de reunir a família ao menos uma vez por dia, geralmente na hora do jantar, para botar a conversa em dia.

Atualmente está mais difícil, os filhos são adultos, Clarice não mora mais conosco, mas o hábito se enraizou e, sempre que possível, nos reunimos em torno de uma mesa.

O Akira é o mais prejudicado porque, devido ao trabalho, raramente consegue estar presente nesses momentos. mas o afeto tem seus signos, vale a pena tentar decodificá-los e criar pontes como, por exemplo, o pai que servia de motorista para os filhos e seus amigos durante toda a infância e adolescência e que ainda hoje, após um dia exaustivo, vai buscar na estação de trem o filho que volta do trabalho. Que ajudou a fazer a mudança da filha, mesmo com o coração dilacerado pela falta que dela iria sentir. Que cria poemas e posta no blog, onde expõe todo o sentimento por eles.

Clarice é desavergonhada, abraça e beija o pai, pede colo e assim tudo se resolve.. já com o André a relação é silenciosa, cheia de sentimentos não expostos, apenas supostos.

Hoje, almoçando com o André, surgiu o assunto família e ele falou do pai de um jeito que me comoveu às lágrimas – não conseguirei reproduzir na íntegra a nossa conversa, nem é o caso.  Disse-me que o admira, o respeita, segue seu exemplo e sabe que o sentimento é recíproco, que o pai o admira também por ter, entre outras coisas, conquistado vitórias importantes na vida e que o pai, de alguma maneira sabe, que pode contar com ele quando precisar.

Acho que são os tais signos sendo decodificados, a ponte sendo construída.. silenciosamente..

domingo, 1 de janeiro de 2012

Bem vindo 2012

2011 foi maravilhoso para mim em todos os sentidos, no campo profissional, pessoal, afetivo, familiar, amoroso. 

Houve também perdas e momentos difíceis - amigos que partiram para outro plano, projetos que não vingaram, mas quem disse que percalço não nos fortalece?

E, parafraseando Chorik que escreveu um texto belíssimo no seu Blog do Chorik e que traduz o meu pensamento - "É tempo de gratidão".

Então só me resta agradecer: obrigado Buda, obrigado Deus, obrigado Gaya, obrigado Universo.

Grata pela família que tenho, os amigos e parceiros, pelas realizações.

Obrigado, obrigado, obrigado.

Adentro 2012 cheia de disposição para realizar novos projetos, dar continuidade aos já iniciados e agradecida pela enegia renovadora que o Ano Novo sempre traz. 

E vamos em frente que o Ano já começou


Gambatê!!